quinta-feira, maio 31, 2007

Escândalo patrimonial no Platô

Esta escandalosa imagem tem circulado estes dias em vários meios ao dispor de citadinos conscientes e amigos da nossa Praia Maria. Tiro o chapéu ao blog Pedrabika pela publicação de um texto a protestar tal aberração. eis um extracto:
"...Muitas vezes legitima, no entanto não entendo como é que se permite que a fachada de um edifício histórico como esse que é conhecido por "Casa de Pasto" seja descaracterizado para dar lugar a um comércio de fraco valor acrescentado..."

Aliás, o Liberal online também pega esta notícia alarmante e tece seus comentários:
"...Alguns cidadãos praienses, indignados, perguntam-se se a Câmara da Praia seria capaz de autorizar uma coisa dessas, porque não são poucos os edifícios históricos que estão a sofrer alterações. A recuperação e a preservação do património histórico, segundo pensam estes cidadãos, tem que ser uma obrigação do Estado..."

quarta-feira, maio 23, 2007

A praça do Papa

Pois é, de vez em quando o nosso presidente da Câmara vai inaugurando umas coisas que valem a pena. Uma delas é a "Praça do Papa". Como cidadão atento, fico muito contente com esta praça que valoriza grandemente a nossa cidade. Tenho dúvidas porém na sua manutenção. Certamente dentro de semanas os candeeiros mais próximos da "ala dos namorados", um "baixo relevo" com bancos panorâmicos, serão judiciosamente quebrados e havemos de escorregar nas "rubasquinhas" coloridas e meladas que ali acumular-se-ão.

Reparem nos matulões que frequentam o recinto reservado aos mais pequenos.

Bem, mas não resisto em comentar a fotografia que pomposamente o Jornal A Semana online publicou como, imaginem, "Foto da Semana: Praça do Papa" . Não podia este jornal pedir a alguém que entenda de fotografia e de estética para fotografar tão emblemática praça? Senão vejamos:
  • A linha do horizonte está a meio da foto (e não a 2/3) e em plano inclinado
  • A cruz do Papa esconde-se e emaranha-se num dos postes de luz e numa palmeira em primeiro plano
  • Os elementos verticais se espalham pela foto sem, mais uma vez, obedecer a regra dos 2/3
  • A sobre-exposição da estátua confere à mesma um aspecto de silhueta mais parecida com o logotipo do "O Santo"
Em resumo a foto da Semana é FEIA

Vosso Soucrítico